Agricultores familiares podem vender alimentos para programa da prefeitura

O prazo para cadastramento vai até o dia 23 deste mês

Por Redação Agora Joinville 20/10/2020 - 11:28 hs
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A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), está realizando o cadastramento para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

Até o dia 23 de outubro, agricultores familiares podem se cadastrar para participar do PAA na modalidade compra com doação simultânea. Segundo Edina Acordi, coordenadora da Área de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência Social (SAS), estão disponíveis R$ 867 mil para aquisição de produtos. “A Prefeitura faz os trâmites e o dinheiro é creditado pelo Ministério da Cidadania direto na conta bancária do agricultor”, explica Edina.

O cadastro do Programa de Aquisição de Alimentos é feito em três locais:

- CEASA Joinville (rua dos Bororós, nº2415, Pirabeiraba), das 5 às 11h.

- Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Prefeitura de Joinville (rodovia SC-418, km 0, nº271, Dona Francisca/Pirabeiraba), das 7 às 13h.

- Epagri Joinville (Rodovia SC-418, km 0, nº257, Dona Francisca/Pirabeiraba), das 13h30min às 17h30min.

Documentação

Os interessados devem apresentar as propostas preenchidas e cópias dos documentos de RG, CPF, comprovante de residência e cópia da DAP. No caso de produtos orgânicos, o certificado de cultivo orgânico/agroecológico.

Para processados, a cópia do Alvará Sanitário. Para processados de origem animal, cópia do SIE/SIM/SIF/SISBI. E para bebidas e polpa de frutas, cópia de registro no MAPA.

Todo o processo de mapeamento dos agricultores familiares e cadastro do PAA é realizado com a supervisão e aprovação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAN).